Victor Penalber recebe pena de um ano por uso de diurético durante competição

O judoca Victor Penalber, que estava suspenso preventivamente deste Outubro, teve sua pena definida nesta sexta-feira. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva aplicou punição de um ano pelo doping por uso da substância furosemida durante o Campeonato Mundial de Equipes, em outubro de 2008. A decisão será encaminhada para Confederação Brasileira de Judô à Federação Internacional de Judô (FIJ) e Wada (Agencia Mundial Anti-Doping), que darão a palavra final sobre o caso.


- A pena, na verdade, já era esperada. O máximo era de dois anos, mas como ele é réu confesso, primário e sem manchas na carreira, já imaginávamos que não pegaria a punição máxima de dois anos – afirmou o técnico do atleta, André Silva, que ainda não conversou com o atleta, que foi até Florianópolis com a mãe para acompanhar o julgamento.

Penalber, de 18 anos, foi flagrado no exame antidoping durante o Mundial de Equipes, disputado em Tóquio, no dia 5 de outubro de 2008. O exame flagrou o uso de diurético, substância proibida, usada para a rápida perda de peso. Por causa do doping, o atleta perdeu a medalha de bronze que havia conquistado no Mundial Júnior da Tailândia.

Como cumpria suspensão preventiva desde o ano passado, Penalber vai ficar sem competir até outubro, mas depois pode voltar ao circuito de torneios normalmente.

De acordo com o técnico, como o sistema internacional de ranking foi adiado, o judoca vai poder participar de todos os campeonatos e tem chances de brigar por uma vaga para disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012.

- O Victor está treinando normalmente. Ele nunca desanimou – contou o técnico.

Matéria: Carolina Bellei (Rio de Janeiro)
Divulgação: Judo Campos

0 comentários: