A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) não vai mais repassar recursos do governo do Estado do Rio a Victor Penalber, 18, suspenso preventivamente por doping desde 2008. Penalber teve seu nome incluído em uma lista de 14 judocas a serem beneficiados por convênio assinado anteontem com o governo do Estado do Rio. O anúncio contou com a presença do governador Sérgio Cabral Filho, que vestiu um quimono durante o evento.
O apoio a Penalber, se efetivado, iria ferir o artigo 10º do Código Mundial Antidoping.
Seu subitem 10.3 diz que, "caso cometa qualquer infração às normas do antidoping, o atleta se verá privado da totalidade ou parte do apoio financeiro ou de outras vantagens relacionadas à sua prática esportiva procedentes dos signatários, dos membros das organizações signatárias e dos governos".
O governo brasileiro já assinou o código, o que veta a liberação de verba de qualquer nível da administração pública a um competidor suspenso. E a CBJ está impedida de repassar recursos a Penalber por ser entidade esportiva olímpica, que obrigatoriamente precisa obedecer ao regulamento da Wada (Agência Mundial Antidoping).
Matéria: Folha de São Paulo
Divulgação: Judo Campos
Foto: Judo Campos
0 comentários:
Postar um comentário