Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Neste Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, quem pode comprovar que esta definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) está correta são os pacientes-alunos do Reabilitar I de São Vicente na Rua Guarani, 962 - Jóquei Clube, que têm aulas de judô adaptado na própria Unidade. Assim como eles, a população tem motivos para comemorar o aperfeiçoamento de vários equipamentos do município desde o ano passado.
O projeto do judô nasceu em 2008. Atualmente quem dá as aulas é Patrícia Teodoro de Almeida Leite, 29 anos. A judoca faixa preta é também fisioterapeuta do Reabilitar I. “É uma experiência nova, a gente não ouve falar de projetos parecidos aqui na região. Além disso, eu sempre tive vontade de unir o tatame e a sala de fisioterapia”, conta Patrícia.
No grupo há pacientes com diversos tipos de deficiência e um treinamento diferente para cada necessidade. Patrícia conta com a ajuda de outras enfermeiras e define saúde como “um jeito de levar a vida”. “Aqui o grupo tem estímulo para desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e, principalmente, aumentar a autoestima”.
Para Paula Cristina Madureira Martins, responsável administrativa do Reabilitar I, a atividade é mais que um estímulo, pois os pacientes geralmente não saem de casa. Muitas vezes, a única vez no dia que fazem isso é para ir ao Reabilitar, o que aumenta a responsabilidade da Secretaria da Saúde de São Vicente de tornar o lugar agradável e estimulante: “Nós temos o São Vicente Para Todos em que organizamos passeios de inclusão com os pacientes, temos um grupo de teatro com os pacientes com quadro de dificuldades na fala e também fazemos acompanhamento psicológico com os pacientes que terão alta, pois eles precisam estar preparados para sair daqui e viver normalmente, aproveitando a vida”, detalha Paula.
Secretário de Saúde da Cidade, Cláudio França mostra que nesta data há o que comemorar e destaca a iniciativa dos profissionais da saúde, condizente ao investimento que a Prefeitura fez ao Município. Desde 2008, São Vicente reformulou vários equipamentos de saúde. Um deles é o Ambulatório de Saúde Mental, que dividia espaço com a UBS Central na Avenida Antônio Emmerich, 94. Hoje a UBS Central está na Avenida Antônio Emmerich, 509, e o Ambulatório de Saúde Mental foi para o andar térreo. No segundo piso está sendo preparado mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a população.
Outros investimentos foram feitos no Centro de Atendimento em Traumaortopedia (CATO); nas reformas da UBS Japuí (Av. Tupiniquins, s/nº) e do Hospital Municipal de São Vicente (Rua Ipiranga, 353); na ampliação do CAPS Rio Branco (R. Donald A. Kelman, s/nº); e no Centro de Referência em Oncologia Infantil (CROI), que teve sua capacidade dobrada, atendendo também outras especialidades infantis.
Matéria: A tribuna on line (exibida em 7/04/2009)
Divulgação: Judo Campos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário